sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Comunidades virtuais


Embora alguns estudiosos não gostem do termo “Comunidade virtual” por considerarem que esvazia a importância dessas comunidades e retiram dela a imagem de  Comunidades reais, que são.  Seria somente feita com pessoas que estão a distancia uma das outras, mas não menos real que comunidades formadas por pessoas próximas fisicamente.

No Orkut se popularizou os termos “Criar comunidades”, na maioria das vezes é apenas um espaço onde as pessoas ingressam – por vários motivos- mas não estão inseridas em discussões dos tópicos e nem mesmo interagem com os outros participantes.

Essas “Comunidades Virtuais” reais  podem ser feitas em um canal especifico como os grupos criados no Face  Book, Chats, e até mesmo  em uma  interação de blogueiros que sigam-se mutuamente e até em compartilhamento de e-mail. 

Não é a Mídia Social ou qualquer outro canal online que determina a criação e manutenção de uma comunidade. Algumas características demonstram que há uma “Comunidade Virtual” estabelecida:

·         Os indivíduos devem estar familiarizados entre si

·         Devem possuir  linguagem,normas e símbolos específicos compartilhados

·          As identidades devem ser reveladas

·         Deve-se perceber um esforço na manutenção e perseverança do grupo pelos participantes.

Instituições e empresas tem encontrado nessas comunidades um nicho para  divulgação de suas marcas, ações e produtos.  Nasceu assim um novíssimo ramo da etnografia, denominada Netnografia, que se atem a analise do comportamento das pessoas na internet.È uma técnica de pesquisa que possibilita, na maioria dos casos, com que as empresas tenham uma analise do consumidor. Mais instituições como ONGs de Direitos Humanos entre outras  encontrem uma forma de inserção e divulgação de propostas e ações entre nichos específicos de comunidades online.

Essas comunidades têm ganhado cada vez mais força. Podem ser criadas de forma inconsciente ou mesmo consciente.  Muitos se reúnem em comunidades para discutir o uso de novas tecnologias por exemplo. Mas também tem sido uma forma de compartilhamento e discussão de resoluções de problemas sócias o que traz das comunidades digamos física a matéria que é tratada e discutida na comunidade online e  retorna com soluções ou ao menos propostas par isso nas comunidades físicas.

Victor Viana @VianaBuzios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário