sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Qual a diferença entre internet e web?

Ao contrario do que a maioria pensa a internet e  web não são sinônimos.

A internet é a rede de computadores  conectados que trocam informações .

A Web – word  wide web- é um modo de acesso a informação através da internet usando o “hypertext transfer protocol” ( HTTP) e os navegadores.

Andam de mãos dadas mas são conceitos e ações diferentes.

Victor Viana @VianaBuzios 


Imagem www.paserror.com
Saiba mais sobre Web

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O que é o Wikileaks?


È uma organização transnacional, segundo seus próprios criadores, sem fins lucrativos. Não tem sede oficial- apesar de ter sido desenvolvida na Suécia-  e publica em seu site/blog  posts de fontes anônimas , documentos, fotos e informações confidenciais vazados de governos e empresas de influência na geopolítica mundial.

imagem Folha de São Paulo


Apesar do nome não é um sistema Wiki  os leitores que não tenham as informações corretas não conseguem publicar no site.
O site ganhou notoriedade mundial ao revelar documentos  vazados por um soldado americano em que entre outras coisas havia um vídeo onde helicópteros militares aparecem matando 17 pessoas, inclusive um jornalista.

Victor Viana @VianaBuzios

Assange: Fundador do Wikileaks

Rede Social e Jornalismo Cidadão

Imagem blogmidia8.com
Já vimos que a Blogsfera é formadora de Redes   Sociais http://redesocialcuringadebuzios.blogspot.com/2010/12/blogs-sao-redes-sociais.html e sabemos que hoje é o usuário da internet o principal desenvolvedor de conteúdo.  Com a internet e o avanço da telefonia móvel vemos crescer o numero dos Chamados “Jornalistas Cidadãos”  que também tem formado redes sociais em torno do objetivo comum de divulgar a noticia sem intermediários, como as empresas de comunicação tradicionais.
Esse tipo de jornalismo já existia antes da Web e ainda existe fora do espaço virtual, podemos da como exemplo os Zines e jornais circulares das associações de moradores. Mas com os recursos da Web ele se popularizou e alargou seu campo de atividade e suas conseqüências na sociedade.
Vamos citar os tipos de jornalismo cidadão que vem se desenvolvendo por meio da Internet:

  • Jornalismo Participativo:

Ocorre em veículos de comunicação que mantém espaço para o comentário dos leitores. Os comentários acabam por se juntarem ao artigo, formando assim um conjunto novo de informações e reflexões sobre a noticia ou o tema abordado. Isso é mais freqüente em blogs independentes, mas já há paginas de grandes jornais trabalhando parcialmente com esse processo de inclusão do  cidadão comum a ação jornalística.

  • Jornalismo Colaborativo

È quando mais de uma pessoa contribui para o resultado  final  do que é publicado. Pode ser um texto escrito por duas ou mais pessoas ou toda uma pagina que agregue vídeos, sons imagens de vários autores com intuito de passar uma informação relevante.

  • Jornalismo Código Aberto

Define um tipo de vanguarda jornalística  feito em sites que comportem o sistema Wiki- o mesmo da Wikipédia-  que permite a qualquer internauta  alterar o conteúdo  de uma pagina. Também está incluído nesse tipo jornalístico  vídeos, fotos, sons e textos distribuídos na rede com licença para serem alterados e retrabalhados.

  • Jornalismo Grassrooots

È a definição para a participação  na produção  e publicação de conteúdo na Web  das camadas periféricas da população. Aquelas que geralmente não participam das decisões da sociedade. Quando elas passam  a divulgar  as próprias noticias, causam  um efeito poderoso no mundo da comunicação.
Os jornalistas que usam este termo defendem a idéia de que o Jornalismo cidadão está literalmente  relacionado a inclusão dessas comunidades no universo criado pelas novas tecnologias de comunicação.

E você em que tipo deste novo jornalismo quer atuar?

Victor Viana @VianaBuzios



quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Profição Blogueiro e uma renda extra residual= Colaboração via Blogão dos Lagos no Face Book

Boa tarde turma!  

Conforme disse, estou assumindo a coordenação de uma das unidades do WWW.CDI.ORG.BR  (Comissão para Democratização da Informática).  E dentro do curso básico uma das tarefas do grupo é criar um blog para registrar os trabalhos da unidade e da comunidade. Vou passar algumas dicas para quem tem tempo livre e muita criatividade, além do desejo de faturar uma renda extra residual.

  • Se você usa contas que não o gmail ou varias, faça o seguinte:

Abra sua conta Gmail, clique em configurações, na guia contas e importação terá várias opções para enviar email como se fosse de outra conta ou verificar conta pop3 de outros servidores.  Use esta última opção mas adianto que nem sempre funciona na primeira, visto que depende de disponibilidade do servidor gmail.

Agora você poderá fazer isso com todas as suas contas e receber tudo dentro do Gmail além de poder logar em toda a suíte Google com uma senha única.  Não esqueça durante a configuração de solicitar ao sistema que use MARCADORES e também de IGNORAR A CAIXA DE ENTRADA, no caso basta clicar na caixa que sugere o uso do nome da outra conta como marcador e opções de arquivamento. Faça isso e terá várias caixas de entrada separadas na coluna direita do seu painel principal além da sua caixa de entrada do e-mail principal (gmail por exemplo, pois pode ser feito também noutros servidores, hot, ig, etc.)

  • Se você já tem um blog, vá até o painel de controle (pode fazer login no canto superior esquerdo da tela, sem ter logado antes e dá para entrar de qualquer janela ativa se sua conta gmail estiver logada numa outra).
Dentro de configurações do Blogger (seu painel é blogger) adicione outros endereços de e-mail na guia PERMISSÕES e você accessed o blog "logando" com qualquer senha que possua.   Em permissões também é possível aceitar amigos como membros editores do blog, aumentando assim o número de publicações e conteúdo relevante.

  • Conteúdo relevante é o material que voce deve postar e que precisa ser o melhor em quantidade e qualidade. O blog precisa ser atualizado com frequencia para que apareça no topo das páginas de busca. Na verdade deveria falar sobre anúncios relevantes pois estes são os reais patrocinadores da sua renda extra residual.  Dentre os parceiros que experimentei o Google Adsense é o que apresenta maior quantidade de anúncios relacionados ao conteúdo de sua página ou seja, cada anúncio que aparece é relevante ao seu conteúdo de modo a induzir o leitor de sua matéria a clicar no seu anúncio patrocinado.

  • Renda residual:  o meio principal de se obter renda residual, através do seu site ou blog, é disponibilizar o espaço de sua página para agregar códigos html de anunciantes diversos. A remuneração pelo serviço pode ser calculada por número de impressão de páginas ou por clique sobre os anúncios.  No Brasil o principal gerenciador de anúncios é o Google AdSense, ele gera anúncios que são mais relevantes ao conteúdo de suas postagens. Além deste existem outros parceiros e agências que fornecem os banners a administram o seu pagamento através de plataformas que servem a vários nichos do mercado.  Se você quer fazer bons negócios conheça parceiros e seja um afiliado a programas como pot exemplo o Lomadee , veja nesse link http://joiadaestabilidade.blogspot.com/ no formato 120x600 no final da páginal. Esta caixa de produtos de informática é um parceiro anunciado pelo grupo Lomadee (Bondefaro etc...).

  • Então vou citar  o nome das plataformas parceiras e deixar que escolham. 
Corpoperfeito
Lomadee
Cliquemidia

Além dos inúmeros provedores de conteúdo adulto on demand como por exemplo, AdultFriends.com

Rodrigo Dorje Terapeuta  www.facebook.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Twitter é uma Rede Social?


Entendendo erroneamente o conceito de Rede Social poderíamos dizer que sim. Pois de forma minimalista agrega basicamente o mesmo sistema de interação que os sites como Orkut e Face Book, que também são erroneamente chamados de Redes Sociais.
Mas levando em conta o verdadeiro conceito de Rede Social: Uma Rede Social é uma estrutura composta por  pessoas ou organizações , conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das Características fundamentais de definição das Redes é a  sua porosidade e abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.      
Assim como os já citados Face Book  e Orkut, o Twitter  não é uma Rede Social . Mas um instrumento que permite que uma rede possa  ser criada e desenvolvida a partir de livre interação e colaboração descentralizada.

Hoje há um movimento de estudiosos empenhados em estudar esse processo de Redes Sociais criados na Web e  uma busca pela plataforma mais adequada a esse fim. A  mais popular  tem sido NING, que esse ano deixou de ser gratuita,  e agora surge a Nong como promessa de uma verdadeira plataforma interativa para a criação de uma Rede Social distribuída.

Victor Viana @VianaBuzios 

Blogs são Redes Sociais?



O Blog em si não. O Blog é um site de postagem simples,  geralmente de atualização diária e com dispositivos que permitem comentários. Mas o uso dessa ferramenta pode gerar uma comunidade de blogueiros “Rede Social”, pois os blogs trazem a construção de uma rede de relações, construções e significados. O leitor de um texto, por exemplo, é convidado a verificar a sua fonte através de um link, observa a discussão em torno do assunto – através do comentário- é convidado a ler outros textos que tratam do mesmo assunto em outros blogs – através do trackback- e pode inclusive fazer suas próprias relações através de uma participação ativa como comentarista ou como blogueiro em seu próprio blog. Assim mesmo sem o espaço de uma plataforma comum- como Ning. Face Book etc- se forma uma Rede entre blogueiros e comentaristas.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nosso primeiro comentário. Uma correção e informação importante sobre a Web 2.0

Viviamaral disse... 







Caro Victor, uma informação: as redes sociais antes da web 2.0 usavam grupos eletrônicos para se comunicar. Inclusive as redes mais antigas, criadas nos amos 90 ainda se comunicam pelo grupos eletrônicos do yahoo e google, apesar
da existência de plataforma como ning e outras semelhantes oferecem melhores recursos para uma comunicação distribuída.abraços

A Rede social ( O filme)


A critica sobre a fundação do Face Book

A critica aplaude. O público- brasileiro- faz um burburinho, a principio ao menos. Mas com certeza o filme “ A Rede Social” sobre a fundação do Face Book abre em massa a discussão sobre o poder de fogo- pesado- da internet na vida das pessoas do inicio do século 21.
O filme baseado na biografia não autorizada de Mark Zucker beg o – oficialmente- fundador do Face Book. Na biografia Mark é apresentado como um jovem com sérios problemas de relacionamento, e ainda sim cria o maior negocio voltado para amizades da historia.
Entre as coisas ficamos sabendo do brasileiro Eduardo Saverim , que era o melhor amigo de Mark e que foi passado para traz assim que a empresa ganhou proporções gigantescas. Saverim entrou na justiça e ganhou. Embolsa 7% de todo o lucro do Face Book alem de seu nome aparecer nos papeis da empresa como Co-fundador do principal site de relacionamentos do mundo.

@vianabuzios


Sobre blogs e comentários

Slongam do site www.wayqui.com

De repente “Bum!”  explodiu a noticia de que qualquer pessoa – com acesso a internet-  podem se expressar.  Os blogs pipocaram por todos os lados.

O que é o mais sensacional  de um blog?  A facilidade de postar textos?  Postar fotos e vídeos? Com certeza são grandes conquistas, mas o grande barato de um blog são os comentários. São eles que tornam vivo o seu blog.

É por isso que muitos jornalistas – em especial os do interior-  não dão frutos com seus blogs. Não estão preparados  para receber comentários, muitos mantém desativada essa função, ou quando tem não respondem aos comentários, não os valorizam. Querem escrever no blog como se escrevessem para o impresso, uma palestra e não uma conversa. Assim sabotam  a função primordial dessa mídia que é a de formar comunidade “ Rede Social”.


Encare os comentários como valiosa ferramenta, use-o a seu favor. Eles podem até tornarem-se postagens de seu blog.

Victor Viana @VianaBuzios



O que é Web 2.0?

Ou  "Nova Web"

Um termo muito usado pelos aficionados pela internet e também por técnicos e desenvolvedores de conteúdo da blogsfera é o Web2.0.  O termo se refere às pagina web cuja importância se deve principalmente a participação dos usuários.  Este conceito está em oposição ao “Web 1.0” que foi criado retroativamente só para classificar as limitações  que caracterizam os primeiros passos da internet. 

È como se existisse uma pré-história da web.  Lá nos primórdios a internet era uma rede com muito conteúdo escrito, onde parecia um jornal impresso transportado para a tela de um computador.  Alguém publicava e você lia. È com o surgimento dessa Web2.0 que o mar se divide e os meros mortais que não sabem de linguagem HTML  e outras  passam a se tornar protagonistas do espaço virtual. 

Neste novo conceito de Web o usuário produz conteúdo e também interfere no conteúdo de grandes empresas.  A grande popularização dos blogs, flogs, vlogs e Mídias sócias como também sites de relacionamentos só são possíveis nessa nova web.  Na verdade a formação de Redes Sociais virtualmente só é possível com a Web 2.0

Victor Viana @VianaBuzios