quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rede Social e Jornalismo Cidadão

Imagem blogmidia8.com
Já vimos que a Blogsfera é formadora de Redes   Sociais http://redesocialcuringadebuzios.blogspot.com/2010/12/blogs-sao-redes-sociais.html e sabemos que hoje é o usuário da internet o principal desenvolvedor de conteúdo.  Com a internet e o avanço da telefonia móvel vemos crescer o numero dos Chamados “Jornalistas Cidadãos”  que também tem formado redes sociais em torno do objetivo comum de divulgar a noticia sem intermediários, como as empresas de comunicação tradicionais.
Esse tipo de jornalismo já existia antes da Web e ainda existe fora do espaço virtual, podemos da como exemplo os Zines e jornais circulares das associações de moradores. Mas com os recursos da Web ele se popularizou e alargou seu campo de atividade e suas conseqüências na sociedade.
Vamos citar os tipos de jornalismo cidadão que vem se desenvolvendo por meio da Internet:

  • Jornalismo Participativo:

Ocorre em veículos de comunicação que mantém espaço para o comentário dos leitores. Os comentários acabam por se juntarem ao artigo, formando assim um conjunto novo de informações e reflexões sobre a noticia ou o tema abordado. Isso é mais freqüente em blogs independentes, mas já há paginas de grandes jornais trabalhando parcialmente com esse processo de inclusão do  cidadão comum a ação jornalística.

  • Jornalismo Colaborativo

È quando mais de uma pessoa contribui para o resultado  final  do que é publicado. Pode ser um texto escrito por duas ou mais pessoas ou toda uma pagina que agregue vídeos, sons imagens de vários autores com intuito de passar uma informação relevante.

  • Jornalismo Código Aberto

Define um tipo de vanguarda jornalística  feito em sites que comportem o sistema Wiki- o mesmo da Wikipédia-  que permite a qualquer internauta  alterar o conteúdo  de uma pagina. Também está incluído nesse tipo jornalístico  vídeos, fotos, sons e textos distribuídos na rede com licença para serem alterados e retrabalhados.

  • Jornalismo Grassrooots

È a definição para a participação  na produção  e publicação de conteúdo na Web  das camadas periféricas da população. Aquelas que geralmente não participam das decisões da sociedade. Quando elas passam  a divulgar  as próprias noticias, causam  um efeito poderoso no mundo da comunicação.
Os jornalistas que usam este termo defendem a idéia de que o Jornalismo cidadão está literalmente  relacionado a inclusão dessas comunidades no universo criado pelas novas tecnologias de comunicação.

E você em que tipo deste novo jornalismo quer atuar?

Victor Viana @VianaBuzios



Nenhum comentário:

Postar um comentário